domingo, 9 de dezembro de 2012

o.n.i.f.c.

Oficialmente de férias. Já só falta ler o “Memorial do Convento”. Saramago a assinar a lista de presença, mesmo estando de férias. Não assinala discurso direto, os pontos finais só existem no final de cada página, o tópico é desinteressante… Nunca gostei muito de história, quanto mais livros inteiros dedicados à disciplina. Ao menos escrevia como bem lhe apetecia, apesar de toda a gente reclamar. Porque será que na internet todas as pessoas reparam nos erros dos outros? É a internet, não é nenhum concurso de escrita e muito menos um livro para editar. Não estou a ter aula de Português para assinalarem todos os acentos. e qual é o mal se escrever assim? se não é importante, o que importa se não se usa maiúsculas? são todos picuinhas. Tem que ser tudo como a máquina quer. Será que sou gangster e traficante de droga, só porque ouço hip-hop e rap? Sou gótico porque gosto de Black Sabbath? Sou amaricado e com mau gosto se ouvir Ricky Martin e Robbie Williams? Sou rebelde se ouvir Tyler, The Creator? Fumo erva se ouvir Wiz Khalifa? Estereótipos em demasia. Se o mundo fosse perfeito, todos nós estaríamos em escadas rolantes. É um lugar sagrado. Toda a gente anda à mesma velocidade, quase ninguém passa à frente, ninguém olha para ninguém e, surpreendentemente, as pessoas vão caladas. Podem pensar em mil e uma coisas mas, felizmente, vão de boca calada. E que bem que estão caladas! Sempre a intrometerem-se na vida dos outros. É uma aldeia à escala mundial, todos são vizinhos a cochichar com a pessoa mais próxima. “O meu filho tem melhor média que o teu e já acabou o curso!”. Como se isso fosse sinónimo de personalidade… Os verdadeiros incultos. “É melhor estar calado e deixar que as pessoas pensem que é um idiota do que falar e acabar com todas as dúvidas” – Abraham Lincoln

(Sempre tive uma pequena paixão por filmes/jogos noir. Alguém me podia dizer se já leram o “Falcão Maltês”? E se gostaram, aconselham, etc.)

4 comentários:

  1. concordo :)
    as pessoas, cada vez mais, gostam de criticar.
    vêem defeito em tudo e são tão insensíveis em relação aos outros que os rodeiam, que me chegam a surpreender bastante.

    ResponderEliminar
  2. Primeiro, obrigada pelo teu comentário, é bom saber que há quem goste daquilo que escrevo.
    Depois, o Saramago é qualquer coisa, apanha-lhe o jeito e vais gostar. Se precisares de ajuda com a compreensão do livro eu auto-proponho-me a ajudar-te.
    Para terminar, já pensei escrever sobre os esteriótipos criados pela sociedade mas nunca soube bem como usar as palavras , e tu, de forma simples conseguis-te realmente dar uma sólida opinião. Gostei muito * E acabas com originalidade :)

    ResponderEliminar
  3. Tens razão, as pessoas estão sempre a falar dos outros! Boa sorte com o "Memorial do Convento", já o li no ano passado, mas acho que vou ter de o reler! (:

    ResponderEliminar
  4. Eu comecei a lê-lo nas férias mas ainda não consegui acabar. E eu adoro ler, adoro!

    ResponderEliminar